Clássicos de sempre!

Toda a gente devia ter pelo menos um livro de Maria de Lourdes Modesto. Digo pelo menos um, para não dizer todos! Este 'Sabores com Histórias - Alimentos, preceitos e mais de 60 receitas' não é propriamente uma novidade acaba de sair, mas é um dos inúmeros livros que tenho na minha biblioteca gastronómica e do qual gosto muito.

Maria de Lourdes Modesto tem uma forma de abordar a cozinha portuguesa, que é muito dela, como por exemplo esta frase que acho maravilhosa: "Confesse, caro leitor, que quando entreviu, ao folhear este livro, a receita de bouillabaisse de frango, pensou: ela desta vez , passou-se! Não lhe ocorreu que lhe quisesse pregar uma partida? Mas foi essa a intenção. Espero no mínimo, tê-lo surpreendido". Sim, surpreendeu-nos, pelo menos a mim sim.

Como a própria diz este "não se trata, porém, de um livro de receitas", as receitas estão lá, mas as crónicas também e é isso que o torna ainda mais rico. Das várias receitas que fazem parte deste livro já fiz as 'endívias à flamenga' e os 'ovos à la bourguignonne', que ficaram óptimos. O meu próximo desafio vão ser as 'verdadeiras farófias'. Nunca fiz farófias e ainda por cima quero fazer as verdadeiras da Maria de Lourdes Modesta, uiii, uma responsabilidade. Depois conto como correu ;)