Ovos Benedict

Longe vai o tempo em que tinha tempo para preparar brunchs que eram verdadeiros repastos para os olhos, mas sobretudo para o estômago. Continuo sem tempo, e mesmo com os minutos contados apeteceu-me fazer algo diferente da minha granola com iogurte natural (que como todas as manhãs)... optei pelos ovos Benedict.  São óptimos e super fáceis de fazer. Quem quiser aventurar-se é seguir a receita já aqui em baixo...

Ingredientes para duas pessoas:

- 2 ovos
- 2 gemas
- 2 mãos cheias de espinafres
- 2 fatias de presunto
- 2 pães pequenos
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de água
- 50 g de manteiga
- azeite q.b.
 

Preparação:

- Leve ao lume um tacho com água, quanto esta estiver quase a ferver, mexa com a ajuda de uma colher para criar um remoinho e adicione um ovo de cada vez. Deixe cozinhar durante cerca de um minuto, retire os ovos e reserve sobre uma folha de papel absorvente.
Leve ao lume outro tacho com água. Coloque as fatias de presunto numa frigideira e leve-as ao lume até ficarem crocantes. Reserve. Salteie os espinafres em lume alto, com um fio de azeite, durante cerca de um minuto. Reserve. Coloque uma taça sobre a água que está ao lume (sem que a taça toque directamente na água) com as duas gemas, as duas colheres de sopa de água, a manteiga derretida e vinagre, mexa sempre até engrossar.

Empratamento:

Comece pelo pão, que pode torrar se preferir, de seguida coloque os espinafres salteados, o bacon e o ovo. Regue com o molho holandês e sirva de imediato. Decore com um raminho de tomilho.