Tarte Tatin

Ingredientes:

- 650g de maçãs (equivalente a quatro maçãs médias)

- 110g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

- 130g de açúcar

- 1 pitada de sal

- 1 pitada de cinco especiarias (opcional)

- 1 vagem de baunilha

- 8 cravinhos

- 1 embalagem de massa folhada redonda (28cm de diâmetro)

Preparação:

- Pré-aqueça o forno a 180º. Descasque as maçãs, corte-as em metades e retire o caroço

- Coloca a manteiga numa frigideira com 26cm ou um pouco mais pequena, junte o açúcar, a pitada de sal e as cinco especiarias.

- Corte a vagem de baunilha ao meio e coloque-a na frigideira em forma de cruz, a seguir disponha as maçãs com a parte lisa para baixo e espete os cravinhos nas maçãs. 

- Coloque a massa folhada sobre as maçãs, colocando as extremidades da massa folhada por baixo da maçã. Fure a massa com um garfo várias vezes. Leve ao lume (médio) durante cerca de 15 minutos, abanando a frigideira para que não pegue. 

- Quando a maçã e o açúcar começarem a criar um xarope, com a ajuda de uma colher de sopa, regue esse mesmo xarope sobre a massa folhada. Certifique-se que a rega por igual, para que o resultado seja uniforme. Quando esta calda começar a atingir um tom âmbar, coloque a frigideira no forno a 180º e deixe durante 20 a 25 minutos ou até a massa ficar tostada. Quando estiver pronta, retire-a do forno. Aguarde cinco minutos para a colocar no prato, deve ser empratada com as maçãs para cima. Sirva com uma bola de gelado de nata, quando ainda estiver morna.

Nota: Use uma frigideira com pega de metal e não de plástico.