Menu Português no Ritz

Os clientes, sobretudo internacionais, pediram e o Ritz Four Seasonsrespondeu com um menu inspirado em Portugal. ‘Desenhado’ pelo sous chef executivo Carlos Gonçalves são sabores que nos convidam a sobrevoar o melhor que temos a oferecer no nosso país.

Começámos pelo Algarve com Atum Marinado, Muxama de Atum, salada de citrinos e melancia. O atum é intercalado com melancia e citrinos, todos em cubos perfeitos, alinhados lado a lado. A única que quer ser diferente é a muxama, que se apresenta sob a forma de disco e finamente cortada, como deve ser, aliás. É um prato que nos remete para o Algarve, ultra fresco onde os sabores não se sobrepõem, mas verdade seja dita não morri de amores por ele (o que aconteceu com o senhor que se seguiu)…

Falamos na Salada de Polvo e recheio de Sapateira, gomos de gaspacho e Peixinhos do Mar. O polvo é-nos servido em fatias muito finas que fazem uma espécie de cama perfeita para o recheio de sapateira e para os gomos de gaspacho. Os vegetais frescos vão lindamente com os peixinhos do mar, que não é mais do que salicórnia envolta em polme e fazer lembrar-nos os ‘peixinhos da horta’. Muito interessante!

Segue-se um Filete confit de salmonete de Setúbal, lulas frescas e lingueirão. O peixe é tão fresco e está tão bem confeccionado que só faltava saltar dentro do prato, as lulas e o lingueirão enaltecem-no ainda mais, bem como os mini-vegetais que se fundem no molho ultra-rico, mas sem ser demasiado pesado, para não comprometer o peixe…

falta a carne pois claro, que se apresenta num de Duo de Vitela, Lombo salteado estufado com uma selecção de legumes salteados. É um prato mais quente, mas os legumes salteados crocantes q.b. refrescam-no. Gostei particularmente do montinho (à esquerda na foto) onde a carne que se desfaz literalmente, vem embrulhada em massa philo.

Fecha-se com uma sobremesa do chef pasteleiro Fabian Nguyen, uma Tarte de Chocolate Cremoso com sorbet de ginja. O chocolate apresenta-se sob várias texturas, como se estivesse constantemente a despertar-nos o palato. O sorbet de ginja é a grande surpresa, que refresca e torna esta sobremesa mais leve e apetecível.

Estes são apenas alguns dos exemplos do Menu Português, que está disponível (apenas ao jantar) no Restaurante Varanda do Ritz.