Uma espécie de Pho

Digo uma 'espécie' porque não sigo aqui uma receita de um pho (sopa tradicional vietnamita), esta é a minha variação sobre um dos pratos de que mais gosto. Adoro a frescura do gengibre e dos coentros acabados de picar, do picante das malaguetas, do equilíbrio da massa da arroz, da complexidade mas também simplicidade deste caldo que nos reconforta o estômago e aquece o espírito.

Se há comida reconfortante, esta é sem dúvida uma delas...

Pho.jpg

Preparação:

Arranje os camarões (guarde as cascas e cabeças) e salteie-os os em azeite bem quente durante cerca de dois minutos, quando terminar retire-os da frigideira para que não sequem.
Faça um caldo - que vai fazer toda a diferença - com as cascas e cabeças colocando-as num tacho com um fio de azeite durante cerca de dois minutos. Com uma colher pressione-as para que libertem todo os sucos, junto cerca de um litro de água e uma cebola em meias luas e deixe levantar fervura. Reduza o lume e deixe apurar durante cerca de 10 minutos. Prove e se for necessário acrescente um pouco de sal. Coe este preparado e reserve.

Cubra a massa de arroz com água a ferver, são precisos cerca de dois ou três minutos para que a massa hidrate e esteja pronta.

Num robot de cozinha coloque o gengibre, o alho, um fio de azeite e mais de metade do molho de coentros e reduza tudo a uma pasta e junte ao caldo dos camarões.

Corte a cebolinha fresca e a malagueta em rodelas finas (retire as sementes à malagueta se preferir menos picante), pique os coentros que restaram e corte a lima em quartos.

Empratamento:

Comece por colocar a massa de arroz, junte os camarões, a cebolinha fresca, a malagueta e a lima. Por fim junte o caldo que deve ser servido bem quente.

É das sopas mais reconfortantes que conheço... Adoro

Ingredientes (para duas pessoas):

- 6 a 8 camarões (prefira os crus e com cabeças para os aproveitar para o caldo)
- Gengibre cerca de um polegar (se não gostar assim tanto de gengibre use só metade)
- 2 dentes de alho
- 1 molho de coentros generoso
- 1 cebolinha fresca
- 1 malagueta
- 1 lima
- Massa de arroz
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1l de água